Festivale ganha exposição de Bob Sousa com os fazedores do teatro brasileiro

A exposição “Retratos – Bob Sousa” complementa o Festivale justamente por apresentar grandes nomes do teatro brasileiro. / Foto: Divulgação

Festivale ganha exposição de Bob Sousa com os fazedores do teatro brasileiro

25.08.2023

Nem só de peças teatrais é feito o Festivale. A 37ª edição do Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba traz também a exposição "Retratos – Bob Sousa”, que terá visitação livre e gratuita, no Shopping Centro São José, nos dias 31 de agosto a 10 de setembro.

O conceituado fotógrafo Bob Sousa apresenta a mostra em comemoração aos dez anos da coluna "O Retrato do Bob”, sob a curadoria do jornalista Miguel Arcanjo Prado, reunindo imagens de grandes personalidades da cultura, com o intuito de perpetuar um recorte histórico, bem como a divulgação dos fazedores do teatro brasileiro.

A exposição Retratos – Bob Souza foi inaugurada em dezembro de 2022, estando em cartaz nos foyers dos teatros da Prefeitura de São Paulo. No primeiro semestre de 2023, foi apresentada no Teatro Eva Herz, a convite do curador artístico André Acioli, e estendeu a temporada para o Espaço de Exposição do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, e na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, na capital de São Paulo, do qual foi vista por mais de 30 mil de pessoas até sua última temporada.

Bob Sousa é fotógrafo, mestre em Artes pela Unesp e crítico e jurado de Teatro da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes) e do Prêmio Arcanjo de Cultura. É autor do livro "Retratos do Teatro” (Ed. Unesp). Retrata grandes personalidades da cultura no Blog do Arcanjo, desde 2012, na coluna O Retrato do Bob, com assistência de Daniela Hamazaki.

Miguel Arcanjo Prado é um dos jornalistas culturais mais respeitados do Brasil, é CEO do Blog do Arcanjo, fundado em 2012, e do Prêmio Arcanjo, desde 2019. Mestre em Artes pela Unesp, pós-graduado em Cultura pela ECA-USP, bacharel em Comunicação pela UFMG e crítico da APCA – Associação Paulista de Críticos de Artes, da qual foi vice-presidente. Coordena a Extensão Cultural da SP Escola de Teatro e apresenta o Arcanjo Pod. Eleito um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se. Passou por inúmeros meios de comunicação. Integra o júri de Prêmio Arcanjo e entre outros. Ganhou algumas premiações importantes como o Troféu Nelson Rodrigues.

André Acioli é formado como ator e atualmente realiza trabalhos na curadoria artística e gerência de equipamentos culturais, direção e produção teatral. Atua na gestão e curadoria artística do Teatro Vivo e gerência do Teatro Porto desde 2015. Esteve à frente do Teatro Eva Herz SP, de 2007 a 2015, ao lado de Dan Stulbach, seguindo na curadoria até o fechamento provisório do teatro em 2023. Com vasta experiência em direção e roteirização, fez parte de projetos como o show "Adonirando” e o espetáculo "A Cabala do Dinheiro”. Desde 2021, está como presidente da APTI – Associação de Produtores Teatrais Independentes.

A exposição "Retratos – Bob Sousa” complementa o Festivale justamente por apresentar grandes nomes do teatro brasileiro. O 37º Festivale é promovido pela Prefeitura de São José dos Campos e Fundação Cultural cassiano Ricardo, com a parceria institucional do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas, da Poiesis e OC (Oficinas Culturais); Sesi; Sesc; e Parque Vicentina Aranha/Afac (Organização Social de Cultura).

Ficha técnica da exposição:

Ana Lúcia Torre Letícia Soares
André Acioli Lilia Cabral e Giulia Figueiredo